Transportadora fracionada ou Operador logístico ? Entenda as diferenças e faça sua escolha

A representação do varejo está em todas as atividades de venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final. Sendo o meio através do qual as mercadorias chegam até o consumidor, seja diretamente ou através de intermediários.

No Brasil, na última década o varejo atravessou um acelerado ritmo de transformação e consolidação nos seus formatos mais eficientes e mais adequados às novas necessidades do mercado consumidor.

Essas mudanças transformaram a forma de produzir e apresentar os produtos na busca por atingir o consumidor da melhor maneira, elevando a sua preferência pelos que realizarem isto do modo mais rápido e eficiente.

No entanto, em um cenário globalizado e competitivo, ter um bom produto não basta. É necessário que esse produto chegue até o cliente certo, na quantidade certa e no momento ideal.

Assim, empresas buscam intermediários para distribuir os produtos e deste modo conseguem atingir os clientes de maneira mais precisa e lucrativa. Contudo é preciso atenção ao terceirizar o negócio, existem sim inúmeras vantagens, contudo, por outro lado deve-se saber como e quem contratar. Tratei desse assunto no artigo: Logística para Atacados: 5 pontos importantes para atender bem e gerar mais pedidos. Confere lá.

O ERRO

Não é só terceirizar a distribuição e seus problemas acabaram – Esse pensamento é um erro comum de grande parte dos gestores. Existem formas de distribuição e perfis de distribuidores logísticos que se encaixam melhor a cada operação e, torna-se necessário e obrigatório conhecer o que os diferenciam uns dos outros e qual se encaixa melhor como parceiro.

O que se encaixa melhor ao seu negócio?

Transportadoras de carga fracionada, Operador logístico com distribuição dedicada; Operador logístico com distribuição compartilhada?

Para definir qual o perfil do transportador que melhor se encaixa para sua distribuição varejo, deve-se começar pelo entendimento do que é, e o que oferece cada uma delas.

Obs.: Não se pode fechar os olhos para o transporte, a coleta, a entrega, o controle, o pós entrega, a logística reversa e, de maneira geral, a supervisão de todo o processo, visando torná-lo mais eficaz.

Encontrar o parceiro certo para realizar a distribuição não é tarefa das mais fáceis. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), existem no Brasil mais de 71 mil transportadoras e distribuidoras especializadas na entrega dos mais diferentes tipos de mercadoria.

QUAIS AS DIFERENÇAS ?

TRANSPORTADORA DE CARGA FRACIONADA

Carga fracionada é um termo próprio do mundo logística e bem antigo, há algumas décadas, quando a indústria e o varejo iniciaram seus negócios, a logística era realizada com frotas próprias, ou seja, realizavam suas entregas com veículos próprios.

Com o passar do tempo houve uma profissionalização maior da logística, em especial no varejo — o uso de um caminhão para transportar, uma demanda menor, representava um enorme desperdício de espaço, tempo e, principalmente, dinheiro.

Assim, muitas empresas aposentaram suas frotas e passaram a contar com a prestação de serviços de diversas transportadoras. Varejistas passaram então a pagar apenas pelo espaço utilizado em cada remessa, o que tornou seus custos logísticos mais baixos e até previsíveis.

Em síntese, uma transportadora de carga fracionada se ocupa em consolidar cargas de diversos clientes, geralmente com as mesmas características. Esses clientes quando têm uma demanda para determinada região e, que não ocupa o limite total de um veículo, ou seja, uma carga que não é suficiente para a lotação. Contratam uma transportadora que trabalha com carga fracionada. Ou seja, o transporte fracionado apenas minimiza custos para operações de pequeno porte,  onde o valor agregado do produto é considerado muito baixoe a possibilidade de consolidação com outras não coloca em risco a integridade do produto.

Outra questão muito importante que também deve ser considerada, é o tempo de entrega, como já citado acima, com o objetivo de ganhar um maior volume na consolidação das cargas para determinada região, muitas transportadoras de carga fracionada colocam em risco o compromisso da entrega ou oferecem um prazo maior, e tratando-se de varejo o quanto antes seu produto estiver disponível no ponto de venda dos seus clientes maior possibilidade de reposição existirá e menor a possibilidade de um concorrente ganhar seu espaço nas gôndolas.

 OPERADOR LOGÍSTICO

Operador logístico são prestadores de serviços logísticos que tem competência reconhecida em atividades logísticas, desempenhando funções que podem englobar todo o processo logístico de uma empresa cliente ou somente parte dela.

O operador logístico é aquele que fornece serviços logísticos especializados em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transporte.

Como fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte, armazenagem, estocagem, e informação) o operador logístico busca atender com total eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma personalizada e dinâmica, buscando oportunidades de ganho minimizando custos para o próprio cliente.

Informação é tudo

A principal ferramenta para os operadores logísticos atualmente tem sido a disponibilidade de informação e entendimento de todos os detalhes, podendo tornar seu custo logístico cada vez mais varíavel, mas como assim?

Um exemplo bem prático, é a adequação das taxas de dificuldade de entrega, frequentemente cobradas por transportadoras de carga fracionada, fugindo-se completamente na previsão dos custos,  este ponto é tratado pelos operadores logísticos como um valor adicional já incorporado ao custo da prestação de serviços, ou seja, a forma de cobrança dos operadores logísticos pode representar um percentual sobre o valor da nota fiscal de entrega, tonelada transportada, cada operação definirá a melhor forma de cobrança.

Outro ponto a se destacar e disponibilizado pelos operadores logísticos, é a diminuição de custos logísticos, tratando transferência e distribuição de produtos como custos distintos.

Empresas que possuem grandes variações no volume de venda, dentro de um mesmo mês, sendo muitas vezes dobrados ou triplicados nos últimos dias, o operador logístico poderá tratar a transferência com custo de carga lotada até um CD regional, para então  serem fracionados e distribuídos, e mais uma vez promovendo reduções de custos consideráveis.

Tratando-se de distribuição os operadores logísticos podem oferecer 2 modelos, sendo eles o a distribuição dedicada e a distribuição compartilhada

DISTRIBUIÇÃO DEDICADA

O grande diferencial de um operador logístico são as possibilidades de ofertar ao cliente soluções sob medida, dedicada e completa. Se o seu negócio exigir uma solução especializada, devido a qualquer complexidade, o operador logístico geralmente possui equipe e os conhecimentos ideais que você precisa.

DISTRIBUIÇÃO COMPARTILHADA

Buscando a sinergia entre outras operações, onde informações são cruzadas, identificando similaridade de produtos e mercados, a distribuição compartilhada é um modelo muito utilizado nos segmentos de PET, medicamentos, alimentos e químicos.

Em resumo transportadoras e prestadores de serviço tem seu valor, porém não conseguem oferecer uma análise e soluções completas para suas necessidades.

***

Cada operação deve ser analisada e, a partir de um planejamento consolidado a empresa deve identificar o que quer, aonde quer chegar ou como deseja posicionar seu produto no varejo.

Em pouco tempo será possível comprar qualquer coisa de qualquer lugar do mundo desde que se tenha em mãos um equipamento conectado a internet. O que não muda é a entrega física, ela sempre deverá acontecer. A logística já é e cada vez mais será o grande diferencial de qualquer empresa que deseja se consolidar como lidar em qualquer seguimento. Cuide bem dela.

Até a próxima!

Rosana Corrêa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + sete =

Scroll to top
WhatsApp chat