O sucesso dos atacados
O mercado atacadista já deixou de ser uma promessa há muito tempo. Pesquisas apontam para uma nova cultura de mercado; grande parte da população (principalmente as classes B e C) vem deixando estabelecimentos mais “requintados”, passando a realizar suas compras em locais mais simples que lhes ofereçam um preço menor de aquisição.
A tendência no momento atual é que o consumidor faça pesquisa para pagar menos em suas despesas do cotidiano. Neste quesito o modelo dos atacados leva grande vantagem, pois trazem menor custo para o consumidor.
Sucesso para consumidores e também para indústrias. Os atacados compram em grandes volumes, conseguem negociar melhores preços e repassar isso ao seu consumidor final através de seus canais de distribuição. As grandes indústrias já dependem do atacado para chegar o varejo, que também são conhecidos canal cash-and-carry, ou seja,
o próprio cliente escolher o produto diretamente nas prateleiras , comprando-o e levando-o com ele evitando assim os custos com vendedores e transportes .
Desafios logísticos para o canal atacado:
A entrega nos grandes centros urbanos (realidade da rede atacadista) se tornou nos últimos anos uma desafiadora missão, ter excelência desde o ponto de origem, até o ponto de consumo atendendo aos requisitos do cliente não é tarefa fácil.
Para entregar o produto no custo ideal, no melhor tempo possível atendendo aos níveis de serviços estabelecidos e gerando repetição é necessário ter expertise, comprometimento e visão holística.
Há inúmeros cuidados e preocupações para se alcançar excelência com as entregas neste canal. Conheça os 6 principais:
- Agendamento das entregas:
Alguns atacados exigem o agendamento por parte de quem entrega, contudo a loja não tem compromisso algum com este horário, que podem comprometer outras possíveis entregas no veículo gerando-se horas extras de motorista e descumprimento de Leis como a do descanso. - Problemas de mobilidade urbana:
Se está no centro da capital ou centro expandido é importante atentar-se até que horas circula caminhões, se é possível estacionar sem ser multado, além de entender se área de espera é interna ou externa?
Questões estas que podem impactar diretamente na efetividade da entrega. - Paletização específica:
Já vi muitas cargas serem devolvidas por não estarem na paletização correta ou com lastros fora do padrão exigido pelo Atacadista. É preciso ter devidamente registrado cada exigência dos clientes. - Taxas:
Inúmeras taxas são comuns. É preciso evitá-las ou minimizá-las ao máximo (dificuldade de entrega, difícil acesso, GRIS, carga e descarga, armazenamento, agendamento, paletização, unitização e etc.), portanto é importante tê-las previstas no instante da negociação com seu transportador. - Restrições da loja:
É preciso conhecer as particularidades de cada loja no momento da entrega:- Onde está localizada;
- Quais as restrições de dia e horário de recebimento;
- Cobrança de descarga (os chapas tem que ser da loja ou pode levar ajudante);
- Que tipo de veículo não entra (há lojas que não recebem carreta ou trucks);
- Os conferentes cobram “bola”, é possível não pagar? Como driblar?
- Exige-se o XML da nota antecipado? Como garantir que vá automático?
- Como não se deparar com a loja em inventário ou com estoque cheio?
- Como ter o controle e garantir que os ativos (pallets) retornarão?
- Gestão das Entregas: possuir sistemas de gestão de entrega se tornou imprescindível pois possibilitam registro de ocorrências, informe de status destas entrega em tempo real, disponibilidade do canhoto de entrega on-line se tornaram quesitos mínimos para garantir e segurar
Enfim, muitos são os “macetes” para realizar a entrega com excelência. Saiba que para qualquer destes problemas o ônus será sempre do entregador/embarcador.
Empresas lideres em serviço ao cliente devem conhecer as exigências dos diferentes segmentos em que atuam e reestruturar seus processos logísticos em direção ao cumprimento dessas exigências.
Qual a grande “dor” das indústrias?
Como se preocupar com a logística de distribuição se o core business ou o carro chefe do seu negócio não é logística. Sabemos que de certo modo, a logística não agrega valor ao produto manufaturado, ela está na categoria de serviços.
Uma empresa que busca melhorar a competitividade no mercado deve concentrar-se em suas competências centrais, terceirizando as outras atividades. E a logística é uma delas.
Por esta razão hoje as grandes indústrias estão buscando formas de medir medir e controlar a eficiência dos seus prestadores serviços em transporte, levando em conta que toda informação deverá ficar registrada assim como avarias, faltas, e será possível acompanhar caso algum desconto seja realizado. Rastrear uma entrega hoje é a premissa de qualquer processo logístico.
Porque empresas terceirizam sua logística de distribuição?
- Para manter foco no negócio principal (core business);
- Reduzir os custos; transformando custos fixos em variáveis;
- Aumentar a flexibilidade, a eficiência e a produtividade dos processos logísticos;
- Ter acesso à tecnologia de ponta; com atualização frequente;
- Reduzir investimento em ativo fixo;
- Aumentar a cobertura geográfica;
- Ingressar em mercados não familiares ou não conquistados;
- Substituir a área de armazenagem por área de produção;
- Melhorar na Qualidade do Serviço Logístico para os Clientes;
- Adquirir expertise e know-how e reduzir problemas trabalhistas e etc.
Porque contratar o operador logístico correto?
Um fator determinante para o sucesso do contrato de terceirização é o processo de tomada da decisão de terceirização e escolha do provedor do serviço.
Um Operador logístico de respeito é um fornecedor de serviços logísticos integrados, capaz de atender a todas ou quase todas as necessidades logísticas de seus clientes de forma personalizada, que disponibilize muita informação para gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
Na hora da escolha do operador alguns pontos são determinantes:
Qualificação da empresa para gerenciar a área, expertise da empresa (quantos anos de operação, quem são seus clientes e quais os cases), saúde financeira, sofisticação tecnológica, nível técnico da equipe envolvida, Certificações como ISO 9001:2000, ANVISA, SASSMAQ, e etc., apólices de seguro, frota e estruturas físicas.
Diferenciais de um verdadeiro operador Logístico:
Ao contratar um bom operador logístico você estará agregando ao seu negócio: Gestão, planejamento, parcerias de sucesso, medição, acompanhamento, trabalho e dedicação ao negócio.
Esse deverá oferecer:
- Coletas e entregas no prazo determinado;
- Baixa e devolução de canhotos;
- Taxas de serviços extras (cobrança correta);
- Diminuição das taxas por ineficiência (perda de agenda, paletização incorreta);
- Agendamentos cumpridos;
- Retira e retorno de ativos (pallets, gaiolas e outros);
- Treinamento contínuo de nossos profissionais sobre manuseio ou particularidades dos produtos;
- Supervisão da armazenagem;
- Revisão dos veículos entregadores;
- Fim das divergências nas operações;
- Inventários feitos com excelência;
- Confiabilidade dos dados e tecnologia de ponta em favor do seu negócio.
Sempre ouvimos falar da tal Logistica 4.0, e esquecemos de lembrar que um bom sistema de gestão da entrega é parte integrante desta Logística 4.0, e hoje não facilitam somente a vida do entregador e a rastreabilidade da entrega, mas também validam informações de canhotos que permitem aos embarcadores a disponibilização digital de seus canhotos já dentro dos quesitos exigidos na nova MP da liberdade econômica, evitando custos com armazenagem de documentos mas este é um assunto que ficará para o próximo artigo.
Até a próxima.
Rosana Corrêa